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O poder da união entre tecnologia e criatividade.

Somos o resultado da união de muitas influências e da nossa própria condição humana: somos emoção e também somos razão.
Veja nosso cérebro. De um lado, o pensamento analítico. De outro, o da criatividade e das inspirações.

Isso não significa que artistas não possam ser bons matemáticos ou que engenheiros não possam pintar. Isso, sem dúvida, pode acontecer.

O importante aqui é perceber que artistas e engenheiros são ambas as coisas. Juntas. Isso os torna o que são.

O poder do E

As empresas e as atividades na nossa indústria são a mesma coisa. Compostas de gente, todos com essa dupla capacitação, as companhias e o que fazem são a soma e o equilíbrio entre esses dois polos complementares.

Em nossa indústria, os polos dinamizadores são a criatividade e a tecnologia.

Empreendedores inteligentes estão desvendando cada dia mais o território, ainda parcialmente inexplorado, dos limites da tecnologia e dos sistemas humanos.

Coletivamente, estamos reconhecendo que apenas a IA tem limites e que humanos sem assistência são desatualizados.

O mundo do risco está percebendo que apenas a tecnologia limitou o valor em uma época em que o Facebook, Google, Amazon, Apple, entre outros, têm recursos infinitos de engenharia. E que qualquer produto de tecnologia pura será construído em uma semana, assim que sua utilidade for comprovada.

O desafio está em construir o meio, a ligação entre as partes e as pontas.

É dessa união que nasce o poder multiplicador de valor do E. É nisso que a VidMob acredita e é nessa união enriquecida e enriquecedora das partes, que construiu seu todo. Para si mesma como empresa, e para seus clientes, constantemente.

“O impacto desse trabalho com dados na otimização das campanhas é notável. A conexão que temos com os nossos parceiros é essencial para obtermos dados de qualidade e apoiarmos gestores de marketing a tomarem as melhores decisões. Esse é só o início de uma transformação intensa que tomará conta do mercado latino nos próximos anos”, destaca Camilo Barros, head de parcerias latino-americanas da VidMob.

Como define Alex Collmer, Founder e CEO da VidMob, sintetizando o desenvolvimento histórica de nossa indústria: “Nas minhas aulas de matemática, aprendi que existem dois infinitos. Então, é possível um duplo Lumascape? Tecnólogos brilhantes em todo o mundo automatizaram tudo o que é possível. Os algoritmos ajustam perfeitamente a segmentação a cada segundo. Mil ferramentas de modelos criam grandes volumes de trabalho quase criativo e inúmeras ofertas dinâmicas de otimização criativa adotam esses modelos e produzem um milhão de versões por segundo, cada uma com um tom diferente de azul ou uma foto de estoque perfeitamente compatível com o clima, mas com pouco pensamento criativo real por trás deles. Em outro universo, um milhão de Don e Donna Drapers produzem um anúncio a cada milhão de segundos, com pouca utilização dos sistemas de tecnologia que poderiam estar ajudando-os. Há muito pouco no meio. Existe apenas “ou”. Não há ‘e’.”

A soma que multiplica

As empresas com visão de futuro em muitos campos estão percebendo que combinar adequadamente a tecnologia e a engenhosidade humana é uma situação de 1 + 1 = 100.

O resultado dessa soma que multiplica está descrita graficamente no diagrama abaixo.

A performance tecnológica tem seus ganhos inegáveis, mas é a criatividade agregada a ela que traz ganhos incrementais de valor ao longo do tempo.

A otimização de recursos: o desafio dos orçamentos, da segmentação e do ROI

Alex Collmer define assim a busca por otimização de recursos e busca do tão almejado ROI de marketing: “Na virada do século, a internet liberou dados, oferecendo aos anunciantes respostas para algumas das perguntas mais importantes. Dois dos principais questionamentos dos profissionais de marketing são: onde devo anunciar e quanto devo gastar? Com a capacidade de medir instantaneamente o ROI, o apetite por publicidade digital aumentou. Como uma Hellen moderna, essa promessa lançou diversas Adtechs oferecendo uma variedade de soluções para o mesmo problema – como otimizar o orçamento e a segmentação”.

A criatividade é o marco zero para “E”. Existem limites para o valor que um dos lados pode fornecer sem o outro. E quanto mais perto você puder unir os dois lados, mais valor poderá desbloquear.

Viver no “E” significa enxergar os benefícios de combinar tecnologia com criatividade humana todos os dias, seja ajudando grandes organizações globais de marketing a encontrar e adaptar com eficiência a mídia criada em outro mercado, seja usando sistemas de visão computacional e analistas humanos para descobrir informações valiosas sobre o desempenho criativo, permitindo que as marcas de crescimento criem com a escala e a inteligência exigidas hoje ou reagindo rapidamente para diminuir o desempenho com novos criativos informados por dados.

A proposta de valor e as práticas da VidMob

A VidMob se define como a companhia onde dados e criatividade andam juntos. E em que cada peça e ação de comunicação digital é desenhada a partir de insights e distribuída de forma otimizada o tempo todo e indefinidamente.

Faz isso utilizando dinâmicas e metodologias proprietárias.

“O Brasil segue sendo um hub de inovação em marketing muito movimentado e nós estamos bastante animados com a expansão latino-americana da VidMob, pois temos visto na prática os resultados da união entre o melhor que as máquinas e os humanos têm a oferecer. Trabalhar ao lado de players robustos e maduros como esses permite saltos grandes de aprendizado e potencializa ainda mais o impacto da inteligência criativa na região”, afirma Miguel Caeiro, head das operações latino-americanas da empresa.

Learn about your creative.
Monitor your creative health scores internally and against peer benchmarks.

Improve your creative performance.
Act on insights to enhance ads mid-campaign and watch results soar.

Constantly advance your marketing.
An operating system for creativity means you get smarter, faster, better—with every campaign.

Veja um exemplo prático.

Já que nos dias de hoje cada segunda conta, a peça criativa precisa performar da melhor forma sua própria criatividade. No exemplo abaixo, a inclusão de uma imagem com um sorriso pode fazer toda a diferença.

Alguns cases concretos do Poder do E

Colorado/AB Inbev – Setembro/2019

Adaptação do vídeo-manifesto do site da Colorado para criar vídeos de alta performance para Facebook, Instagram e YouTube que resultou em um aumento de 69% na taxa de cliques e um acréscimo de 72% na taxa de visualização da campanha.

A partir do sucesso da campanha, a VidMob fechou um acordo global com a Zx Ventures. Hoje, o deal já engloba 10 países e 14 marcas. Alguns ajustes na campanha da Colorado se destacaram:

– Imagens de ingredientes nativos resultaram em 31% mais cliques
– Imagens de frutas cítricas trouxeram 37% mais cliques no feed do Instagram
– Imagens em close da garrafa de cerveja fizeram os cliques no Instagram e no Facebook aumentarem 8%
– A palavra “Brasil” trouxe um aumento de 27% na taxa de cliques

Nilson Kalili, head de marketing da Zx Ventures, ressalta que “a Colorado é um vetor de inovação muito forte dentro da Ambev, por isso houve uma sinergia grande com a VidMob, que trouxe a força da inteligência artificial aplicada para apoiar a expansão da marca”.

 

Toddy/Pepsico – Maio/2020

Aumento de 27,9% nas visualizações de 3 segundos da campanha Tentaê, da Toddy. A ação tem objetivo ensinar receitas inusitadas e mostrar aos consumidores que os produtos da marca podem ser utilizados além das misturas tradicionais.

Usando sua plataforma proprietária de inteligência criativa, a VidMob analisou quais elementos da campanha estavam impulsionando o sucesso do KPI principal. Com isso, criou três novos conceitos de vídeo a partir do original em apenas 48 horas, implementando as seguintes otimizações:

– Telas divididas, apresentando todas as 4 receitas com o gancho “Tente algo novo”
– Montagem de várias receitas vs. uma em cada anúncio para destacar a diversidade do produto
– Incluiu imagens da embalagem do produto e do mascote logo no início do vídeo para aumentar o VTR
– Promoveu maior e engajamento do consumidor utilizando um CTA (call to action) forte: “Para que você usaria o Toddy?”

 

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