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Tecnologia para Dados como filosofia e prática: esta é a DP6

O consumidor é hoje um ser conectado e cada vez mais digitalizado. Agências e marcas que desejem estabelecer com ele vínculos realmente relevantes, valiosos e recorrentes precisam conhecê-lo de forma cada vez mais próxima e precisa. E não há hoje à disposição das marcas e do marketing nenhuma ferramenta mais eficaz e precisa para isso do que o data driven marketing e a gestão de dados com alta eficácia.
Dados estão em todas as partes, alguns mais simples como os cliques em páginas e aplicativos, outros mais complexos originados de modelos de inteligência artificial; alguns bem explícitos como seus dados cadastrais no momento da compra e outros até imperceptíveis como os cookies e integrações que alimentam os sistemas de personalização e de mídia.

Dados confiáveis têm mais valor que opiniões para tomada de decisões.

O diferencial competitivo para as marcas e anunciantes agora também reside em quem vai conseguir gerenciar melhor todos esses fluxos de dados, coletando o que importa, processando com agilidade e usando esse precioso combustível no seu relacionamento com o consumidor.

“O consumidor priorizará o relacionamento com marcas que os reconhecem como indivíduos e os colocam, através do uso individualizado dos dados, como figura central da comunicação”, analisa Tiago Turini, CEO DP6.

É por isso que as disciplinas de dados ganham toda a relevância nas estratégias e operações de marketing hoje em dia. Desde a consultoria para avaliação, diagnóstico e planejamento para melhor uso dos dados, até a operação de processos de tecnologia para coleta, integração, exportação e ativação. E por fim, a extração de insights e modelagens e o uso mais científico e analítico desse verdadeiro ouro digital.

A DP6 pensa exatamente assim e sua missão é empoderar o mercado da eficácia do data-driven marketing

Se o consumidor é a peça mais relevante nessa relação, nada mais óbvio que os dados de suas movimentações, decisões e perfil sejam muito importantes.

“Pessoas, processos, tecnologia (e dados) são os pilares para o melhor relacionamento com o consumidor”, destaca Leonardo Naressi, CIO DP6.

Por isso, ter uma infraestrutura técnica capaz de coletar cada detalhe das suas interações com as propriedades digitais e trabalhar de maneira integrada com outras fontes de dados como as bases de relacionamento/CRM, com as campanhas de comunicação e mídia e com as ações no mundo físico é essencial.
Existem muitos nomes e categorias para estas soluções: MarTech (Marketing Technology), AdTech (Advertising Technology), Marketing Cloud, Marketing Suite entre outras. O que importa é que elas podem fazer pelo seu marketing.

A DP6 é uma empresa que pavimenta, junto com as grandes marcas, anunciantes e publishers, o caminho para um marketing mais eficiente.

O diferencial competitivo para as marcas e anunciantes está, também, em gerenciar melhor todos esses fluxos de dados

A DP6 se define como uma consultoria de inteligência e performance em marketing que aplica ciência e tecnologia na exploração de dados sobre os pontos de contato entre consumidores e marcas, para otimizar os negócios e os resultados. Aliada a tecnologias de ponta, utiliza sua experiência com mais de 500 projetos desenvolvidos, para contribuir com a maturidade digital das empresas e o desenvolvimento de uma cultura de marketing orientada a dados.

Atua como consultora, desenhando, planejando e gerindo programas de uso dos dados de marketing desde a sua captura até a sua máxima extração de valor.
Licencia e oferece suporte ao uso de ferramentas avançadas como o Google Analytics 360 e apoia até a criação de tubulações mais complexas na infraestrutura das empresas, seja em nuvem ou não, em seus Data Lakes e Data Warehouses, que suprem as iniciativas e automações do relacionamento com o cliente.

“Um bom conjunto de soluções de tecnologia para marketing é a tubulação necessária (e muitas vezes invisível) para as melhores campanhas”, explica Fábio Serra, COO DP6.
A empresa apoia na segmentação da base de clientes com foco e precisão em mídia digital, encontra os prospects mais valiosos, otimiza os orçamentos de marketing e o mix de mídia, com uma atribuição altamente precisa.

A DP6 pode atuar com equipes remotas ou, então, integrada às equipes das empresas, suas agências e parceiros, nos modelos de hubs de marketing e salas de performance, que ajuda a estruturar e operar.
A DP6 é um elo nessa cadeia, que liga todos esses players protagonistas. Seu foco e sua tarefa prioritária são os dados e as tecnologias que ajudam em sua gestão, para permitir que o trabalho das áreas de marketing, negócios, produtos, comunicação, mídia, CRM, vendas e todos os parceiros tenham os melhores insumos necessários para sua execução.

O poder do Google Analytics 360

Grandes anunciantes e publishers precisam de ferramentas robustas para seus programas mais avançados e isso fica mais evidente à medida que planejamentos, estratégias e campanhas mais ousadas, baseadas em dados, passam a acontecer cada vez mais em nosso mercado.

Os analistas e times operacionais de anunciantes, publishers e agências sabem que precisam de ferramentas melhores, mas muitas vezes o executivo nem tem alocada uma verba para isso.
“Dados de comportamento dos seus clientes e dados dos seus clientes precisam de uma infraestrutura robusta de coleta e integração”, alerta Fábio Serra, COO DP6.

O Google Analytics 360 é a versão mais robusta e completa da tradicional ferramenta de digital analytics mais utilizada no mercado.

Para atender essas necessidades mais complexas, a ferramenta estende os limites de captura de dados, aumenta o nível de serviço, reduz o tempo de disponibilização da informação para quase-real-time e permite integrar com as plataformas corporativas através de um fluxo de exportação de dados brutos para Data Warehouses e Data Lakes e conectores com plataformas como Salesforce.

Análise de dados de seus clientes exige uma infraestrutura

Para o marketing, é a diferença entre enxergar somente os resultados de ontem da campanha (quando se investiga, por exemplo, o motivo de uma queda de performance) e, de fato, acompanhar o desempenho minuto-a-minuto com detalhes de quem, quando, onde e, com a modelagem certa, por que cada prospect se tornou ou não um fiel cliente.

É por isso que o GA360 acaba por se transformar num dos primeiros passos para um marketing de alto nível.

A serviço de um mercado melhor

A DP6 tem como filosofia e prática a formação e capacitação de mão de obra especializada no âmbito do marketing tech e de dados. Está sempre entre as empresas qualificadas como melhores para trabalhar na indústria.

Ao completar 13 anos, deve crescer mesmo neste ano de crise, devendo atingir um faturamento de R$ 50MM e mais de 100 colaboradores.

A lista de clientes da companhia conta com algumas das maiores e mais relevantes empresas do mercado, boa parte deles fiéis e recorrentes há anos: Bradesco, Cielo, Globo.com, Grupo Globo, Itaú, Oi, Prudential, Raia Drogasil, Samsung. Telecine, UOL, Via Varejo, Whirlpool, além de outros.

“O novo normal exige que as empresas estejam melhor preparadas digitalmente para seus clientes e isso acontece através de tecnologia e dados”, finaliza Tiago Turini.

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