Meio&Mensagem

O que profissionais de marketing NÃO devem fazer durante a pandemia!

Pyr Marcondes

1. Não entre em pânico!

A pior coisa que você pode fazer em um momento como esse é responder com medo ou angústia. Isso levará a decisões emocionais que podem ter um impacto negativo nos seus negócios.
As ações tomadas agora afetarão a aparência das coisas quando você estiver do outro lado dessa pandemia.

Como etapa inicial, informe-se sobre o ambiente atual e identifique a posição atual da sua empresa nesse ambiente. Você está aceitando novos negócios? Giro para oferecer um novo produto ou serviço?

Determinar isso ajudará a direcionar sua estratégia e abordagem geral.

Trabalhe com sua equipe para discutir soluções e comunicar as principais mensagens. É imperativo que todos os departamentos estejam alinhados com as mensagens durante esse período. Garanta que sua equipe tenha uma comunicação forte com plataformas como Slack e Zoom.

Depois que sua mensagem de marketing for estabelecida, faça um brainstorming de estratégias para comunicá-la efetivamente a seus consumidores, apesar das situações de distanciamento social.
Em momentos como esse, você pode considerar as novas condições como uma limitação ou uma oportunidade. A história nos mostrou que as empresas que abordam tempos de incerteza no mercado de maneira positiva e talvez até um pouco agressiva colherão enormes benefícios. Mantenha-se equilibrado e tome decisões prudentes.

2. O que funcionou a.C. (antes do COVID-19) não funcionará agora.

É importante que os profissionais de marketing se adaptem e evoluam com o clima atual.
Como nutrir clientes em potencial e o que eles precisam aprender com você para dar o próximo passo na jornada de compras em meio a pandemia?

Qual o storytelling de sua marca antes e depois do Covid-19 ?
As técnicas e estratégias anteriores, na maioria esmagadora dos casos, não funcionarão mais agora.
Sem eventos presenciais e oportunidades presenciais, considere fazer as coisas virtualmente. Hospedar um evento on-line ou enviar uma mensagem de vídeo pré-gravada pode ser uma maneira poderosa de promover clientes em potencial. Outros itens a serem explorados em um formato on-line podem ser how to, avaliações, treinamentos e reuniões on-line.

3. Não confie na eficácia de processos, busque a quebra criativa de modelos

Ser criativo é um dos aspectos mais essenciais para esta adaptação.

Com as mídias sociais sendo inundadas por pessoas postando sobre seus #boredom, elas procuram marcas para fornecer algo fora do comum. Como você pode ser criativo e amarrar um concurso ou oferta na vida cotidiana atual? O que você pode fazer para entretê-los e, ao mesmo tempo, fornecer valor futuro para os seus negócios? Se você é considerado um negócio essencial, o que pode fazer para confortar e ajudar aqueles que precisam do seu produto ou serviço? Como você pode percorrer uma milha extra para conquistá-los?

Estamos sendo forçados a uma maneira diferente de fazer negócios. É importante dar um passo atrás, dar uma nova olhada e explorar quais alternativas estão disponíveis para ajudar você a continuar trabalhando em direção às metas de vendas e marketing para 2020. Quem sabe, algumas das soluções alternativas podem surpreendê-lo e continuar em seus planos de marketing após o COVID-19.
Não mantenha processos, busque quebrá-los e reordená-los sob uma nova ótica.

É fundamental que seus consumidores saibam o que você está fazendo como organização e como marca durante esta crise. As pessoas querem saber como você está lidando com o vírus com funcionários / residentes / famílias. Essa mensagem deve ser consistente em todos os aspectos e se aplica não apenas ao que sua equipe está se comunicando ativamente, mas também ao seu site, campanhas e mídias sociais.

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