O que é marketing programático?

Pyr Marcondes

Nos mais de dez anos desde o nascimento do marketing programático, ele vem cumprindo sua promessa original de ser o futuro da publicidade na web. Isso é demonstrado pelo último relatório da Zenith sobre marketing programático, que afirma que:

Em 2020, 69% de todas as mídias digitais serão negociadas programaticamente no valor de US $ 122 bilhões.

Esse crescimento da programática é certamente impressionante, com as estatísticas da Zenith mostrando como há dez anos a programática representava menos de 10% do marketing programático.

Mas o que exatamente é programático?

Uma definição simples de publicidade programática do Display Trading Council é: “O uso da automação na compra e venda de mídia”.

O marketing programático ocorre quando pessoas não estão envolvidas diretamente na compra de anúncios. Trata-se de um termo e um conceito aplicado especificamente à publicidade paga, e não a outras formas de automação, como personalização da Web ou email marketing, que fazem parte da automação de marketing.

A programática se desenvolveu rapidamente, pois é muito eficiente para anunciantes e agências de mídia na gestão de suas verbas de marketing e mídia. Antes da programática, um editor precisava ligar para um anunciante, negociar termos para diferentes valores do inventário de anúncios e usar um processo de pedido de inserção manual antes de comprar.

Hoje, as trocas de anúncios mudaram completamente o processo de venda e compra em publicidade programática e tudo é feito automatizadamente.

O marketing programático pressupõe o uso da automação dos processos de planejamento, compra e distribuição de ações de comunicação e mídia em geral. É a forma como agências e anunciantes, agora e no futuro, farão a gestão de inúmeras ações mercadológicas no âmbito do marketing, sempre suportadas pela eficiência das máquinas, algoritmos e capacidade de processamento computacional.

Nascida no âmbito da mídia display paga, se extenderá por várias atividades que possam ser controladas mecanicamente pela automação.

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