Meio&Mensagem

O futuro do data driven marketing

Pyr Marcondes

Costumamos falar sobre a agência do futuro, mas ela já está aqui e está em constante evolução para fornecer uma ampla gama de serviços de marketing orientados a dados para clientes e marcas.

A nova face do marketing orientado a dados é hoje uma das maiores buscas de agências e anunciantes, e engloba serviços de mídia, criativos e toda a gama de mensuração automatizada, tudo sustentado por uma base preferencialmente unificada de dados, permitindo que as marcas envolvam seus clientes com alta relevância e eficácia.

Há três passos básicos a serem seguidos na implantação de data driven marketing:

1. Apurar e unifica a base de dados de uma marca – reunindo dados em silos nos canais offline e digital, normalizando esses dados e garantindo que os dados estejam limpos, sem duplicações em nenhum conjunto de dados. Essa camada de dados unificada pode ser aprimorada com até milhares de elementos de dados, como dados de exposição na TV, dados comportamentais, atitudinais, culturais, demográficos e psicográficos, para criar uma visão robusta do público de alto valor da marca, incentivando um melhor envolvimento com os clientes existentes, e como base para encontrar novos públicos.
2. Envolver esses públicos-alvo de alto valor e endereçáveis por meio de planejamento e compra de mídia orientada por dados. Quando uma compra de mídia é planejada e ativada a partir de uma base de dados unificada, o desempenho e o envolvimento da mídia são aprimorados. Ferramentas de otimização e gestão de bases de dados unificados permitem hoje enriquecer o conjunto de dados primários e usá-lo para atingir os consumidores diretamente com uma compra de mídia através de canais e tecnologias digitais.

3. Aplicação de uma abordagem orientada a dados para criativos baseados em pessoas. O conjunto de dados fundamentais do primeiro estágio, combinado com a experiência de compra de mídia do segundo estágio, permite que os profissionais de marketing desenvolvam campanhas criativas personalizadas especificamente para o perfil de cada público-alvo de alto valor, permitindo marketing e engajamento mais relevantes para as marcas em geral.

Na verdade, os dados de marketing são um ativo que agrega valor real à vida cotidiana dos consumidores. Ajuda as marcas a entender os clientes e torna o marketing mais relevante, consistente e eficaz. O marketing orientado a dados ajuda as empresas a reduzir gastos desnecessários com anúncios e a financiar produtos de consumo gratuitos ou de baixo custo na Internet, incluindo pesquisa gratuita, plataformas de email e mídia social, além de conteúdo personalizado que agrega valor real ao consumidor no dia a dia.

Embora os três estágios do marketing orientado a dados e a abordagem aberta ao marketing sejam vitais no cenário atual da indústria, os consumidores exigem que as empresas tratem seus dados de maneira responsável e transparente. Eles desejam legitimamente o controle de seus dados, mas também esperam inovação, serviço e progresso contínuos, sempre de forma compatível com a legislação de privacidade – seja o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

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