4 dicas de como otimizar sua presença de marca num ambiente caótico

Os efeitos de um ambiente digital hoje extremamente caótico e com uma super-oferta de possibilidades para usuários e consumidores exige acurácia e estratégias renovadas e cuidado das marcas.

Pyr Marcondes

O fenômeno social e sanitário global da pandemia do COVID-19 exacerbaram as condições desse cenário.

Por isso, as marcas devem promover e se utilizar de práticas de proteção e otimização de sua presença web.

Abaixo, 4 dicas simples, mas relevantes, para esse novo ambiente.

1. Use filtros mais inteligentes

Filtre por interesses, dados demográficos e local para colocar o conteúdo na frente do público certo. Não tente anunciar para todos: escolha nichos que façam sentido. Use públicos parecidos (look alike) para expandir dados demográficos de sucesso.

2. Mantenha seu site profissionalmente

Quando as pessoas pesquisam no Google e clicam no link de uma empresa, o que elas veem? Se eles encontrarem uma página da web cheia de anúncios e manchetes exageradas sobre marcas e produtos, poderão ter a impressão de que o site não é nada confiável e sairá (isso é chamado de bounce rate). O Google usa essa taxa de rejeição para classificar os resultados da pesquisa e seu site será classificado de forma negativa. Portanto, as marcas devem manter seus sites com tratamento profissional, evitando o bounce rate.

3. Incentivar o compartilhamento no Facebook

O poder da publicidade boca a boca para profissionais de marketing digital não pode ser desconsiderado, muito ao contrário. Quando amigos recomendam marcas respeitáveis, seus seguidores e suas comunidades tenderão rapidamente a também confiar e construir boa reputação dessas marcas. Pesquisa Nielsen constatou que 84% dos entrevistados consideraram as recomendações de amigos e familiares como as mais confiáveis na construção de suas próprias preferências. Os profissionais de marketing não podem remover notícias falsas dos feeds dos usuários, mas podem incentivar curtidas e compartilhamentos do Facebook a ganhar a confiança dos consumidores antecipadamente.

4. Teste, meça e teste novamente

Tente novas estratégias e avalie seus efeitos em várias demografias. Que tal uma campanha para mobile? E se simplesmente alterássemos o posicionamento do anúncio? E se segmentássemos campanhas diferentes para diferenciados perfis de usuários considerando as variáveis de engajamento? Quanto mais os profissionais de marketing refinarem suas estratégias com dados mensuráveis, melhores serão seus resultados. Teste, analise os resultados, ajuste. Teste novamente e, sem parar, repita esse processo em busca de mais assertividade e rentabilidade.

Num ambiente tóxico de fake news e conteúdos impróprios que se multiplicam na web, os profissionais de marketing digital não precisam ter a capacidade de investigação de um jornalista para manter suas marcas afastadas de notícias falsas. Eles devem simplesmente seguir essas estratégias, limitar suas oportunidades de exposição e permanecer vigilantes para garantir que os consumidores possam confiar em suas marcas.

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